Aviso de Privacidade Zoop

Data de atualização: 11 de agosto de 2025.

A proteção dos seus dados é muito importante para a Zoop. Queremos garantir uma relação de confiança com todos os nossos clientes, parceiros e aqueles que de alguma forma mantêm um relacionamento conosco.

Esse Aviso de Privacidade (“Aviso”) é aplicável quando você usufruir de algum dos serviços e/ou produtos da Zoop, disponibilizados a você e aos demais usuários por meio dos parceiros de negócios da Zoop (“Parceiro” ou “Parceiros”), que oferecem os componentes financeiros da Zoop necessários à prestação dos serviços contratados (“Serviço” ou “Serviços”).

Quando houver menção aos termos “nós” ou “nossos”, estamos nos referindo a Zoop. Da mesma forma, toda vez que houver menção aos termos “você”, “seu”, “sua”, estamos nos referindo a Você, usuário final, cliente e Parceiro dos Serviços da Zoop.

Para facilitar o seu acesso as informações deste Aviso, é só clicar no item correspondente:

  1. 1. Quem controla o tratamento?
  2. 2. Quais dados são coletados?
  3. 3. Por que coletamos os seus dados?
  4. 4. Como exercer os seus direitos?

1. Quem controla o tratamento?

O controlador é a pessoa física ou jurídica responsável pela tomada de decisões sobre o tratamento de dados pessoais, enquanto o operador realiza este tratamento em nome do controlador.

A Zoop será operadora quando tratar os seus dados pessoais conforme às instruções do Parceiro, com o objetivo de prestar os Serviços contratados por este. Caso você seja um usuário final de um Parceiro contratante dos nossos Serviços, recomendamos que também consulte as suas respectivas políticas de privacidade para entender como é o tratamento dos seus dados por essas empresas.

Quando a Zoop definir às finalidades de tratamento dos dados, figurará como controladora.

2. Quais dados são coletados?

Durante a prestação dos Serviços da Zoop, coletamos informações importantes sobre você. Abaixo, detalhamos quais são essas informações.

2.1. Dados que você nos fornece

Coletamos nome, razão social e/ou denominação social, CPF ou CNPJ. Também podemos solicitar outros dados, como e-mail, para oferecer suporte em caso de atendimento.

2.2. Dados gerados durante a utilização dos Serviços

2.2.1. Dados dos seus dispositivos

Podemos coletar dados automaticamente em razão das suas interações com os Serviços da Zoop, como: endereços de IP (Internet Protocol), hora e data de acesso, cookies e tecnologias similares, como pixels e tags, ações efetuadas por você nos Serviços (como links acessados e tempo de permanência), informações de data e horário de suas ações e acessos, dispositivo móvel utilizado e tempo despendido.

2.2.2. Dados transacionais e dados sobre sua utilização

Durante o uso dos Serviços contratados, acessamos dados financeiros, como extratos, valores, informações sobre o destinatário e o remetente e a data das transações. Também capturamos os dados de uso, como histórico de compras, utilização das aplicações, volume e número de transações.

2.3. Dados fornecidos por parceiros e/ou terceiros

Obtemos informações de fontes disponíveis ao público, de parceiros e/ou terceiros, mediante a celebração de instrumento contratual e de acordo com a legislação aplicável, para atendimento aos Serviços contratados. Essas informações são utilizadas, por exemplo, para fins de segurança e prevenção à fraudes.

2.4. Dados não-pessoais

Podemos obter informações não-pessoais, ou seja, dados que não permitem a associação direta com qualquer pessoa especificamente, como dados anonimizados.

3. Por que coletamos os seus dados?

Saiba quais são as finalidades de tratamento dos seus dados pessoais relacionadas aos Serviços da Zoop.

3.1. Para fornecer e melhorar nossos Serviços

Podemos utilizar os dados coletados para fornecer, manter, melhorar e personalizar nossos produtos, funcionalidades e Serviços destinados a você, existentes ou a serem criados.

Esse tratamento inclui a utilização dos dados para realizar e atualizar o credenciamento dos Parceiros e também viabilizar operações internas e financeiras necessárias, incluindo, por exemplo, a realização e liquidação de transações por meio de cartões e outros meios de pagamento, abertura e gestão de valores na conta de pagamento e realização de transferências bancárias e pagamentos instantâneos.

Seus dados poderão ser tratados para finalidades internas, tais como auditoria, análise de dados e pesquisas para aprimorar os produtos e Serviços, comunicações e geração de análises estatísticas com respeito ao uso dos nossos Serviços, análise de hábitos de consumo coletivos para dados estatísticos, criação de perfis demográficos, de consumo e socioeconômicos, informações de mercado, novos Serviços e algoritmos da Zoop, incluindo métricas e outras soluções e software de inteligência de negócios voltadas à Zoop ou a seus parceiros comerciais. Para essas atividades, quando possível e aplicável, os dados tratados serão anonimizados.

3.2. Para realizar as operações de crédito

Para verificar se a utilização dos Serviços da Zoop estão em conformidade com as responsabilidades decorrentes de operações com características de crédito, consultamos os seus registros de créditos e débitos que eventualmente constem em seu nome ou venham a constar no Sistema de Informações de Crédito (“SCR”), gerido pelo Banco Central do Brasil (“Bacen”), ou dos sistemas que venham a complementá-lo ou a substituí-lo.

Além disso, podemos cruzar as informações obtidas por meio do SCR com os dados de empresas privadas e públicas de análise de crédito para verificar se estão corretos, atualizá-los ou solicitar dados complementares.

3.3. Para te enviar comunicações importantes

Periodicamente, enviamos avisos e notificações importantes, como comunicados sobre os produtos contratados, alterações em prazos, condições e políticas. Como essas informações são importantes para a sua interação com a Zoop, a única forma de não recebê-las seria cessar o uso do Serviço, já que são inerentes ao seu uso.

3.4. Para te oferecer suporte

Teremos acesso às suas informações quando você solicitar suporte em relação aos produtos contratados. Neste caso, poderemos utilizar seus dados cadastrais para direcionar as suas dúvidas para o atendente de suporte, investigar e solucionar seu problema, monitorar e melhorar nossos procedimentos de suporte.

3.5. Para segurança, detecção e prevenção à fraude

Seus dados podem ser utilizados para aprimorar nossos mecanismos de segurança, realizar ações de prevenção à fraude ou indícios de fraude, quando aplicável, e melhorar a qualidade dos serviços e ofertas da Zoop destinadas a você.

3.6. Para apresentar ofertas e/ou novos produtos

Nós poderemos enviar publicidade para você, como outros materiais promocionais voltados ao marketing de nossos Serviços, produtos e novidades, o que inclui e-mails informativos, notificações push, mensagens de texto (SMS), comunicações por aplicativos de mensagens e contato telefônico.

Você pode optar por não mais receber notificações de publicidade, a qualquer momento, nos canais indicados nas notificações.

3.7. Para promover pesquisas diversas

Podemos utilizar seus dados para entrar em contato diretamente com você e coletar a sua opinião para aprimorar nossos Serviços e/ou produtos. Nesta hipótese, perguntaremos se você concorda em participar da pesquisa em questão, sempre podendo recusar.

3.8. Em caso de requisições legais e regulatórias

Seus dados poderão ser utilizados para atender requisições jurídicas e regulatórias relacionadas à utilização dos nossos Serviços.

4. Como exercer os seus direitos?

Você poderá exercer os seus direitos, conforme previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), entrando em contato pelo e-mail privacidade@zoop.com.br.

Atenderemos a sua solicitação no prazo e nos termos estipulados nas leis e/ou normas aplicáveis.

Atualizações anteriores: 09/04/2021, 28/01/2022, 24/02/2023, 28/03/2024, 02/12/2024.

Versão 1 (09/04/2021)
Versão 2 (28/01/2022)
Versão 3 (24/02/2023)
Versão 4 (28/03/2024)
Versão 5 (02/12/2024)